ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Perguntas Frequentes - Industria, Comercio & Turismo
  • 1 - Onde e como fazer minha Carteira de Identidade?

    O Registro Geral - RG ou Carteira de Identidade é um documento de extrema importância para todo o cidadão brasileiro. Ele é o principal documento de identificação do país e tem a finalidade de provar a identidade de uma pessoa, além de ser necessário para solicitação de outros documentos.
    Sem o RG não é possível abrir conta em banco, prestar concurso público, entre tantos outros fatores. Não há uma idade mínima para tirar o documento, que pode ser feito a qualquer tempo. Este serviço está disponível na Secretaria de Indústria e Comércio. O atendimento é realizado somente por agendamento. A agenda é aberta toda sexta-feira a partir das 8h.

    Atenção para os documentos necessários:
    - Certidão de nascimento original (sem rasuras);
    - 02 fotos 3x4 recentes (coloridas);
    - Comprovante de residência atual.

    Em caso de menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais, que necessariamente deverão portar documento de identificação com foto.

    Horários de atendimento:
    Segunda e quarta-feira - disponíveis 10 vagas pela manhã e 9 vagas a tarde.
    Terça-feira – disponíveis 10 vagas pela manhã

    Endereço da Secretaria
    Rua 1º de Maio, 480 - Centro
    Fone: (45) 3541-0590

  • 2 - Onde e como fazer alistamento militar em Santa Terezinha de Itaipu?

    O serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreenderá, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.

    O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.
    Este serviço está disponível na Secretaria de Indústria e Comércio.

    Documentos necessários:
    - Carteira de identidade;
    - 01 foto 3x4 recente (colorida);
    - Comprovante de residência atual.

    Horários de atendimento:
    Terça e quinta-feira – das 13h30 às 17h.
    Endereço da Secretaria:
    Rua 1º de Maio, 480 - Centro
    Fone: (45) 3541-0590

  • 3 - Como Fazer a Minha Carteira de trabalho?

    Dirigindo-se até a Secretaria de Indústria e Comércio todas as Quinta feira de manhã, das 08h às 11h. Lembrando que são 18 senhas que serão distribuídas por ordem de chegada.
    Ir munido dos documentos necessários e obrigatórios: documento de identidade; CPF (cadastro de pessoa física); comprovante de residência atual.

  • 4 - Como posso obter o Seguro desemprego?

    O Seguro-Desemprego é um benefício garantido pela Constituição Federal em seu Art. 7º, e tem como finalidade auxiliar financeiramente o trabalhador desempregado até que este consiga uma nova oportunidade no mercado de trabalho. O benefício pode ser solicitado junto às Agências da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
    A Secretaria de Indústria e Comércio também presta este serviço, através da Agência do Trabalhador local.
    O pagamento do seguro é realizado pela Caixa Econômica Federal por meio dos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes bancários, desde que o trabalhador tenha o Cartão Cidadão, com a senha cadastrada.

    Atenção para os documentos necessários:
    - Requerimento de seguro-desemprego;
    - Termo de rescisão de contrato (2 vias);
    - Termo de homologação ou termo de quitação (2 vias);
    - Carteira de trabalho;
    - RG e CPF;
    - Comprovante de escolaridade (original e cópia);
    - Comprovante de residência em nome próprio, do cônjuge ou de familiar (original e cópia);
    - Extrato ou o cartão-cidadão.

    O prazo para a entrada no seguro é de 120 dias.

  • 5 - O que fazer para ter acesso a Internet Digital da Prefeitura?

    A Prefeitura Municipal disponibiliza internet digital gratuita para toda a população. Para ter acesso a este serviço o morador deve realizar seu cadastro junto a Secretaria de Indústria e Comércio.
    Após a realização do cadastro o interessado receberá seu login e senha. A partir daí poderá proceder com a instalação da antena receptora para ter acesso ao sinal da internet fornecida pela prefeitura.

  • 6 - Como consigo um financiamento no Banco do Empreendedor?

    O Programa Banco do Empreendedor Microcrédito é uma linha de crédito desenvolvida pela Fomento Paraná para apoiar o crescimento e fortalecimento de pequenos negócios, que movimentam a economia local.
    Este serviço está disponível na Secretaria de Indústria e Comércio, através da agência local do Banco do Empreendedor.

    Quem pode obter o financiamento?
    - PESSOAS FÍSICAS que estão iniciando um empreendimento ou que já exercem uma atividade produtiva, mas ainda não formalizaram o negócio, seja como empreendedor individual ou empresa, que tenham faturamento bruto anual de até R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), e que precisem investir para iniciar, melhorar ou ampliar o empreendimento.

    - PESSOAS JURÍDICAS que já possuam um negócio formalizado, com faturamento bruto anual de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), e que necessitam de financiamento para melhorar ou ampliar as atividades e a produção;
    O que pode ser financiado?
    - Capital de giro (mercadorias para revender e matéria-prima para produzir);
    - Investimento fixo (obras/reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos);
    - Investimento misto (combinação dos dois acima).
    O que não pode ser financiado? - Pagamento de dívidas;
    - Aquisição de veículos;
    - Compra de imóveis ou pontos comerciais.
    - Empreendimentos que utilizem mão de obra infantil ou escrava;
    - Empreendimentos que não possuam licenças exigidas em sua atividade, como as relativas ao meio ambiente, saúde, segurança e outras.
    Quais são as taxas de juros?
    No programa Banco do Empreendedor, quem investe em capacitação gerencial obtém juros menores nos financiamentos. O Governo do Paraná promove cursos de capacitação em gestão de empresas. Quem participa desses cursos de capacitação cumpre automaticamente o requisito e se candidata à faixa de juros mais baixos. Também são aceitos cursos de capacitação gerencial promovidos por entidades parceiras da Fomento Paraná, tais como o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa – SEBRAE/PR, a Federação do Comércio do Paraná - FECOMÉRCIO, a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná - FACIAP, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, a Associação Comercial do Paraná - ACP, as Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), as cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), entre outros. Os agentes de crédito que atendem aos interessados no financiamento possuem a lista dos cursos válidos e podem informar no momento do contato. Outras variáveis são consideradas na fixação da taxa de juros para cada caso, como o tempo de atividade da empresa, experiência dos sócios e capacidade de pagamento. Assim, em cada uma das tabelas (COM ou SEM capacitação), há ainda uma divisão em 3 (três) níveis de juros
    Quais são as garantias necessárias?
    Avalista (pessoa idônea, sem restrições cadastrais e que comprove renda e/ou patrimônio compatíveis com o valor que será avalizado). Se necessário, o proponente poderá apresentar mais de um avalista.
    Como solicitar o financiamento?
    Os empreendedores interessados devem entrar em contato com o Agente de Crédito do Município.

 

 

(Pagina Atualizada em 26/08/2021 às 10:58)