Santa Terezinha de Itaipu
-
1 - Onde e como fazer minha Carteira de Identidade?
O Registro Geral - RG ou Carteira de Identidade é um documento de extrema importância para todo o cidadão brasileiro. Ele é o principal documento de identificação do país e tem a finalidade de provar a identidade de uma pessoa, além de ser necessário para solicitação de outros documentos.
Sem o RG não é possível abrir conta em banco, prestar concurso público, entre tantos outros fatores. Não há uma idade mínima para tirar o documento, que pode ser feito a qualquer tempo. Este serviço está disponível na Secretaria de Indústria e Comércio. O atendimento é realizado somente por agendamento. A agenda é aberta toda sexta-feira a partir das 8h.
Atenção para os documentos necessários:
- Certidão de nascimento original (sem rasuras);
- 02 fotos 3x4 recentes (coloridas);
- Comprovante de residência atual.
Em caso de menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais, que necessariamente deverão portar documento de identificação com foto.
Horários de atendimento:
Segunda e quarta-feira - disponíveis 10 vagas pela manhã e 9 vagas a tarde.
Terça-feira – disponíveis 10 vagas pela manhã
Endereço da Secretaria
Rua 1º de Maio, 480 - Centro
Fone: (45) 3541-0590 -
2 - Onde e como fazer alistamento militar em Santa Terezinha de Itaipu?
O serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreenderá, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.
O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.
Este serviço está disponível na Secretaria de Indústria e Comércio.
Documentos necessários:
- Carteira de identidade;
- 01 foto 3x4 recente (colorida);
- Comprovante de residência atual.
Horários de atendimento:
Terça e quinta-feira – das 13h30 às 17h.
Endereço da Secretaria:
Rua 1º de Maio, 480 - Centro
Fone: (45) 3541-0590 -
3 - Como Fazer a Minha Carteira de trabalho?
Dirigindo-se até a Secretaria de Indústria e Comércio todas as Quinta feira de manhã, das 08h às 11h. Lembrando que são 18 senhas que serão distribuídas por ordem de chegada.
Ir munido dos documentos necessários e obrigatórios: documento de identidade; CPF (cadastro de pessoa física); comprovante de residência atual. -
4 - Como posso obter o Seguro desemprego?
O Seguro-Desemprego é um benefício garantido pela Constituição Federal em seu Art. 7º, e tem como finalidade auxiliar financeiramente o trabalhador desempregado até que este consiga uma nova oportunidade no mercado de trabalho. O benefício pode ser solicitado junto às Agências da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
A Secretaria de Indústria e Comércio também presta este serviço, através da Agência do Trabalhador local.
O pagamento do seguro é realizado pela Caixa Econômica Federal por meio dos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes bancários, desde que o trabalhador tenha o Cartão Cidadão, com a senha cadastrada.
Atenção para os documentos necessários:
- Requerimento de seguro-desemprego;
- Termo de rescisão de contrato (2 vias);
- Termo de homologação ou termo de quitação (2 vias);
- Carteira de trabalho;
- RG e CPF;
- Comprovante de escolaridade (original e cópia);
- Comprovante de residência em nome próprio, do cônjuge ou de familiar (original e cópia);
- Extrato ou o cartão-cidadão.
O prazo para a entrada no seguro é de 120 dias. -
5 - O que fazer para ter acesso a Internet Digital da Prefeitura?
A Prefeitura Municipal disponibiliza internet digital gratuita para toda a população. Para ter acesso a este serviço o morador deve realizar seu cadastro junto a Secretaria de Indústria e Comércio.
Após a realização do cadastro o interessado receberá seu login e senha. A partir daí poderá proceder com a instalação da antena receptora para ter acesso ao sinal da internet fornecida pela prefeitura. -
6 - Como consigo um financiamento no Banco do Empreendedor?
O Programa Banco do Empreendedor Microcrédito é uma linha de crédito desenvolvida pela Fomento Paraná para apoiar o crescimento e fortalecimento de pequenos negócios, que movimentam a economia local.
Este serviço está disponível na Secretaria de Indústria e Comércio, através da agência local do Banco do Empreendedor.
Quem pode obter o financiamento?
- PESSOAS FÍSICAS que estão iniciando um empreendimento ou que já exercem uma atividade produtiva, mas ainda não formalizaram o negócio, seja como empreendedor individual ou empresa, que tenham faturamento bruto anual de até R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), e que precisem investir para iniciar, melhorar ou ampliar o empreendimento.
- PESSOAS JURÍDICAS que já possuam um negócio formalizado, com faturamento bruto anual de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), e que necessitam de financiamento para melhorar ou ampliar as atividades e a produção;
O que pode ser financiado?
- Capital de giro (mercadorias para revender e matéria-prima para produzir);
- Investimento fixo (obras/reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos);
- Investimento misto (combinação dos dois acima).
O que não pode ser financiado? - Pagamento de dívidas;
- Aquisição de veículos;
- Compra de imóveis ou pontos comerciais.
- Empreendimentos que utilizem mão de obra infantil ou escrava;
- Empreendimentos que não possuam licenças exigidas em sua atividade, como as relativas ao meio ambiente, saúde, segurança e outras.
Quais são as taxas de juros?
No programa Banco do Empreendedor, quem investe em capacitação gerencial obtém juros menores nos financiamentos. O Governo do Paraná promove cursos de capacitação em gestão de empresas. Quem participa desses cursos de capacitação cumpre automaticamente o requisito e se candidata à faixa de juros mais baixos. Também são aceitos cursos de capacitação gerencial promovidos por entidades parceiras da Fomento Paraná, tais como o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa – SEBRAE/PR, a Federação do Comércio do Paraná - FECOMÉRCIO, a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná - FACIAP, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, a Associação Comercial do Paraná - ACP, as Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), as cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), entre outros. Os agentes de crédito que atendem aos interessados no financiamento possuem a lista dos cursos válidos e podem informar no momento do contato. Outras variáveis são consideradas na fixação da taxa de juros para cada caso, como o tempo de atividade da empresa, experiência dos sócios e capacidade de pagamento. Assim, em cada uma das tabelas (COM ou SEM capacitação), há ainda uma divisão em 3 (três) níveis de juros
Quais são as garantias necessárias?
Avalista (pessoa idônea, sem restrições cadastrais e que comprove renda e/ou patrimônio compatíveis com o valor que será avalizado). Se necessário, o proponente poderá apresentar mais de um avalista.
Como solicitar o financiamento?
Os empreendedores interessados devem entrar em contato com o Agente de Crédito do Município.
(Pagina Atualizada em 26/08/2021 às 10:58)