ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Merenda Escolar

A Alimentação Escolar é regida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este é o programa que gerencia a alimentação nas escolas de todos os alunos da educação básica pública no Brasil, atendendo as exigências, princípios e diretrizes da resolução nº 38 do FNDE, de junho de 2004 e da Lei 11947 de 16 de junho de 2009.

A alimentação escolar contribui diretamente para o crescimento adequado, o desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e, principalmente, para a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos.

Os cardápios são planejados por Nutricionista responsável técnica pelo PNAE, de modo a ofertar uma alimentação nutritiva, saborosa e variada, mantendo os hábitos alimentares regionais, no contexto da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). São elaborados cardápios gerais e cardápios para crianças com necessidades alimentares especiais (intolerâncias, alergias e restrições alimentares), garantindo o direito de alimentação a todos os alunos matriculados na rede municipal.

Atualmente, a alimentação escolar do município oferta refeições saudáveis e adequadas de acordo com a faixa etária dos alunos e tem como diretrizes a universalidade do atendimento, a participação da comunidade no controle social, o apoio ao desenvolvimento sustentável, o direito à alimentação escolar e a segurança alimentar e nutricional.

A aquisição dos gêneros alimentícios é realizada de forma local através do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, priorizando alimentos produzidos no município, in natura e minimamente processados.

O PNAE contempla, além da alimentação escolar, ações de educação alimentar e nutricional (EAN) no processo de ensino e aprendizagem, que objetivam a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, a manutenção da saúde e a qualidade de vida dos alunos.

O programa atende todos os alunos na rede municipal de Santa Terezinha de Itaipu, contemplando a educação infantil, ensino fundamental e ensino de jovens e adultos (EJA).



Rebeca Carolina S. Santos – CRN8 14097
Nutricionista RT Alimentação Escolar


CONFIRA ABAIXO OS CARDÁPIOS SERVIDOS NAS ESCOLAS E CMEIS DE SANTA TEREZINHA DE ITAIPU

Filtrar cardápios

 

 

(Pagina Atualizada em 28/06/2024 às 00:00)