TEAcolhe inicia atendimento psiquiátrico aos sábados
21 de Outubro de 2024

O Programa TEAcolhe dá um importante passo ao iniciar o atendimento psiquiátrico aos sábados, visando atender melhor às necessidades das famílias que fazem parte deste serviço dedicado a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A contratação da empresa responsável por esse atendimento foi concluída em setembro e, recentemente, homologada, permitindo que as famílias usufruam desse suporte vital.

Além do atendimento psiquiátrico, o programa também ampliou sua equipe com novos profissionais na área de terapia ocupacional, fortalecendo ainda mais a assistência oferecida.

Em menos de um ano de implantação, o TEAcolhe já entregou 80 laudos para pacientes com TEA, um resultado significativo para um serviço novo e com poucas referências no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa reflete o compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA e suas famílias.

Para o Secretário de Saúde, Fábio de Melo, a ampliação no atendimento aos sábados e a contratação de um novo profissional na área de neurodivergências, agrega ainda mais o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar, não somente do TEAcolhe, que faz um trabalho específico com pacientes com Transtorno do Espectro Autista, mas também de outras demandas que precisam de diagnóstico e de tratamento, como o TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e o TOD, Transtorno Opositor Desafiador.

“O esforço da gestão municipal, para contratar novos profissionais, que possam atender, inclusive em horários diversos, como ocorre a partir de agora aos sábados pela manhã, garante que todos os pacientes que precisam fazer esse acompanhamento, precisam ter seus laudos, possam adentrar ao sistema e serem acompanhados com as terapêuticas necessárias que serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Sáude”, destacou o secretário.

Juliana da Silva Pereira é mãe de uma criança de onze anos, que é atendida pelo programa TEAcolhe. Para ela, a ampliação do atendimento aos sábados, vai permitir que ela possa seguir com o tratamento, sem comprometer sua rotina semanal. “Melhorou bastante, porque agora vou poder resolver o caso dele, porque durante a semana é muito corrido pra mim”, concluiu Juliana.