Alunos da Rede Municipal participam do projeto "Detetives da Dengue"
09 de Fevereiro de 2024

Os alunos da rede municipal de Santa Terezinha de Itaipu estão participando de um projeto de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypthi, denominado “Detetives da Dengue”. A iniciativa que é fruto da parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, tem como objetivo sensibilizar a comunidade e buscar parceiros no controle e combate à dengue.

Nesta semana, os alunos das escolas municipais Olímpio Spricigo e Monteiro Lobatto receberam os crachás de detetive e uma cartilha com informações valiosas para combater o mosquito.
“Um projeto de extrema importância, uma união entre Educação e Saúde, para tratar um tema de extrema relevância que é a dengue. Os alunos serão protagonistas no combate ao mosquito, eles vão levar essa tarefa para casa”, explicou a secretária de Educação, Simara Jorge.

“Nós seremos detetives da dengue e a nossa missão será eliminar todos os focos do mosquito, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, manter a piscina sempre limpa e os potinhos dos animais também”, disse a aluna, Amanda Borges.

O aluno, Henrique Ramiro, acrescentou que “o mosquito é muito perigoso. Por isso, precisamos estar atentos. Eu vou pedir para o meu pai e a minha mãe serem meus ajudantes nessa missão secreta”.

O projeto vai envolver os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais Alexandre Zilli Netto, Nossa Senhora do Carmo, Monteiro Lobatto, Olímpio Spricigo e Cecília Meireles. A ação tem como meta o fortalecimento do protagonismo estudantil, desenvolvendo o espírito investigativo, a valorização do conteúdo já trabalhado em sala de aula e a mobilização na comunidade escolar contra o mosquito.