Município realiza ações de controle da Leishmaniose Canina
01 de Junho de 2023

Testes de Leishmaniose Canina foram realizadas durante mais uma etapa do programa Castrapet, em Santa Terezinha de Itaipu

A Leishmaniose é uma doença de grande impacto na saúde pública e requer ações preventivas. Nesta quinta-feira, 1º de junho, durante a realização de mais uma etapa do programa CastraPet, foram realizados testes de Leishmaniose Canina, por meio da parceria entre o município e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

“Santa Terezinha de Itaipu é o único município da 9ª regional de Saúde, com ações de controle populacional canina e felina ligadas ao controle da Leishmaniose, o que é extremamente importante para identificação dos casos positivos, tratamento e também para conscientizarmos a população sobre a prevenção da doença”, disse a médica veterinária da 9ª Regional de Saúde, Eliane Maria Pozzolo.

A ação contou com a aprovação dos tutores, que aproveitaram a oportunidade para verificar o estado de saúde dos animais de estimação. “Eu trouxe o meu cachorro, o Bento, para realizar o procedimento e fiquei feliz pela iniciativa dos testes de Leishmaniose, que é tão importante para os cuidados com a saúde dos nossos animais”, disse a tutora, Marli Deon.

“Muitas pessoas não teriam condições de realizar esses procedimentos, então acredito que esse programa é fundamental para população”, finalizou Maria Madalena Martins.