ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
CastraPet chega em Santa Terezinha de Itaipu
20 de Janeiro de 2023

Santa Terezinha de Itaipu recebe nos dias 19 e 20 de janeiro, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Administração Municipal, que vai beneficiar 300 famílias. 

“Fomos contemplados com 300 castrações. O município em contrapartida faz toda a preparação, o cadastramento desses animais e a conscientização sobre a posse responsável de cães e gatos. O cadastramento desses animais foi feito em dezembro e destinado para as famílias e também para protetoras independentes e associação do nosso município”, explicou a médica veterinária, Mariany Piazza. 

“Eu fiquei sabendo do programa por meio das redes sociais e achei muito interessante essa iniciativa. É a segunda vez que eu sou contemplada com o programa. Todos os envolvidos estão de parabéns”, agradeceu a tutora Simone Santos Lima. Sergio Benedet acrescentou que “o programa veio em boa hora, contribuindo para a saúde dos animais e diminuição nos casos de abandono e crias indesejadas”.  

Após a castração, o tutor recebe a medicação pós-operatória, aplicação de microchip eletrônico de identificação do animal. Além disso, a prefeitura disponibilizou a roupa cirúrgica para os tutores de gatos e cães, com o intuito de garantir a boa recuperação dos animais. 

Além da esterilização de cães e gatos, por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e de Agropecuária e Meio Ambiente, também está sendo realizada a coleta de amostras de sangue dos cães para o teste de Leishmaniose e a entrega de cartilhas explicativas aos tutores.