Santa Terezinha de Itaipu
ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL
O município de Santa Terezinha de Itaipu conta com Aterro Sanitário devidamente licenciado junto ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP (licença de Operação n. 10390/2009); e opera com sistema de valas devidamente impermeabilizadas com geomembrana de PEAD 1,0 mm de espessura.
As valas são responsáveis por receber os resíduos domiciliares (330 t/mês). O chorume produzido pela decomposição do material orgânico é 100% recirculado, não existindo qualquer tipo de lançamento de efluente do aterro sanitário.
ÁREA DE COMPOSTAGEM
A compostagem é o processo natural de decomposição biológica de materiais orgânicos de origem animal e vegetal feita pela ação de microorganismos.
Vantagens:
- Redução de cerca de 50% do lixo que seria detinado ao aterro sanitário;
- Aproveitamento agrícola de matéria orgânica;
- Reciclagem de nutrientes para o solo;
- Eliminação de patógenos e;
- Economia de tratamento de efluentes.
O pátio de compostagem está localizado na Comunidade Rural Três Fazendas, em anexo ao Aterro Sanitário. O local conta com uma área de 5.000 m2, onde são montadas leiras com mistura de esterco bovino e galhos triturados.
Os galhos triturados são provenientes da poda realizada pelos munícipes em suas propriedades e pela prefeitura na área considerada pública. Eles são coletados conforme cronograma e triturados no local, depois levados para o pátio onde é feita a compostagem.
(Pagina Atualizada em 19/10/2022 às 11:13)